01/02/2009

Várias faces, um só deus...




Ouvir Episódio 1

Será que todos os deuses são faces de um mesmo deus? E todas as deusas são faces de uma mesma deusa?
Eu discordo. E você?
Ouça o primeiro episódio do podcast Vida Pagã.
Lembre-se de deixar seu comentário.

O player do blog tem que fazer todo o download, depois toca (acompanhe a porcentagem no player).

Quer ouvir logo? Ouça aqui:
http://www.gcast.com/user/magiadadeusa/podcast/magicko

Músicas de hoje:
Sure as the Wind - Libana
Samhain Night - Loreena Mckennitt
Lady of the Lake - Elaine Silver

Podcast Bruxaria Italiana Para Ouvir:
http://web.mac.com/dichiaroluna/stregoneriapod/Podcast/Podcast.html

9 comentários

  1. Indico teu blog ao Prêmio Dardos, te convido a passar no Crianças Pagãs e colher o selo.
    E repassá-lo a blogs que incentivem a cultura na net.

    O que é o Prêmio Dardos?

    "Com o Prêmio Dardos reconhecem-se os valores que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos,literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.”

    Besos,

    Luciana


    http://criancapaga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jackie... já baixei no iTunes, vou ouvir e comento com vc mais tarde... Mas de cara, eu posso dizer, sim, concordo com vc... Não tenho na minha crença e na minha prática que uma deidade seja face de uma deidade maior.

    Acredito que isso se dá pelo fato de ser politeista helênica. Quer dizer, sou strega, bruxa, pagã e minha busca divina vai aos deuses de meus ancestrais e esse não era um pensamento helênico. Mas, essa sou eu... mais algumas, hehe, mas eu...

    Ótimo tópico, comento mais quando ouvir.

    Ah, sim, e muito obrigada por colocar meu podcast no seu blog!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Ouvi.
    Gostei. E vou no seu comentário o mesmo tom que eu fui no meu podcast. Eu tb penso que os Deuses são representantes de seu povo, tempo e cultura...
    E como uma pessoa que tem como seus deuses ancestrais, os greco-romanos, eu presto minhas homenagens a eles.

    O lance é que eu sinto que sim, existem energias que se perspassam. Uma amiga strega escreveu um texto chamado "Ares, Ogum e eu" que fala sobre isso, está em http://www.tribosdegaia.org/inesraven/ines07.html

    Mandou bem no podcast e adorei os comentários pertinentes e abalisados de sua neném!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá Jackie adorei o programa, esse ano será de muitas conquistas para o projeto e para o paganismo, conte com isso, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá Jackie, adorei o assunto.
    Tabém cultuo Deuses de meus ancestrais, acho isso muito importante. Sinto que a energia flui com mais naturalidade/afinidade.

    Beijos e aguardo o próximo encontro!!
    Natalia.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jackie!!! Entrei no site por indicação da Pietra e adorei! Parabéns!!!
    Achei muito legal você ter intercalado as músicas com os seus comentários. Ficou ótimo.

    Achei ótimo seus comentários e a forma com que os explicou. Porque eu tenho essa mesma impressão das várias faces da Deusa e parece que ficou tudo mais claro na minha cabeça. Obrigada!!!
    E a sua filhinha deu um charminho a mais! =D
    Um beijo e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Jackie! Muito bom poscast, incluindo a participação da garotinha ^-^ que parece ser uma graça. Quando você parou de fazer poscast, a uns dois anos atrás, foi mais ou menos quando eu fui forçada a parar um pouco de me dedicar a minha vida pagã, por causa da faculdade e de um novo emprego. Voltou em boa hora garota!
    Mas, acho que contrariando todo mundo aí em cima, eu vou discordar, em parte, do que você disse. Eu concordo que cada Deus e cada Deusa seja único, e usando o exemplo que você usou, não acho que A Senhora do Inverno e a Mulher da Teia fossem a mesma Deusa, exatamente. O que penso é que os deuses são mais que seus povos, embora não possam existir sem eles. Os deuses trazem "níveis de compreensão" diferentes em si. Talvez esses índios que passaram um tempo na tribo maior tenham percebido que apesar dos nomes diferentes, dos ritos diferentes, das faces distintas, a fé daquele povo naquela Deusa era igual a própria fé na Deusa da tribo menor. Acho que essas deusas ajudariam suas respectivas tribos, pois eram suas tribos, mas essencialmente (se evoluirmos o bastante pra superar a rixa entre os povos) essas Deusas não eram diferentes entre si. Fundamentalmente elas seriam, não diria a mesma Deusa, mas deusas iguais.
    Deu pra entender? Acho que fui confusa, me desculpe. Enfim, essa é minha opinião e já que você convidou resolvi compartilha-la aqui.
    Mas continue com os podcasts! Eles são ótimos.
    Beijos e muita força pra você!

    ResponderExcluir
  8. Olá querida!!!Adorei o programa! Fiquei extremamente feliz que você coltou a ativa! Já estou divulgando aos meus conhecidos e espero que tenha muuuito sucesso!!! Espero pelo próximo programa!

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?? Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que eu realmente adorei o programa!!
    Parabéns!!!
    e sobre o tema, eu não tenho uma idéia muito elaborada sobre o assunto mas, acho que os Deuses e Deusas foram sendo adaptados pelas várias culturas ao longo do tempo.Acho que todos os povos têm a imagem dos Deuses que mais parecem com seu cotidiano e cultura.Os Deuses são reflexos de seus povos, não só físicamente, mas "suas personalidades" também.
    Por exemplo os povos nórdicos, eram guerreiros e a maior parte de seus Deuses têm esse lado guerreiro. Os Gregos (pais da democracia e da filosofia) têm Deuses e Deusas Mais moderados. que exaltam as artes, a inteligência,uma boa coversa pra resolver os conflitos, enfim.
    Bom, não sei se eu estou falando besteira, essa é só a minha opinião mas, acho que no fundo, os Deuses e Deusas são os mesmos, os panteões só mudam para se adaptar aos povos.
    Mais uma vez parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails