01/03/2009

Wicca Vs Bruxaria



Uh? Mas não seria "Bruxaria em Salem"? Seria. Mas achei o tema limitado. E outro dia falo da Inquisição, que daí vai englobar os acontecimentos de Salem.

Hoje, estarei falando de Wicca Vs Bruxaria. Vamos ver todas as diferenças entre uma e outra e acabar com aquela confusão de achar que Wicca É Bruxaria, porque não tem cabimento. Vamos observar como cada religião observa os rituais, como usa utensílios mágicos, como concebe as divindades, etc.

Ei!? Eu não tenho nada contra a Wicca. Apenas não gosto que confundam as coisas. A Wicca é pra mim um Tradição do Neo-Paganismo.

Músicas de hoje:
Todos Nós Viemos da Deusa - Jan Duarte
White Buffalo Woman - Lisa Thiel
Persephone - Kellianna
May the Circle be Open - Inkubus Sukubbus
Witch - Lady Isadora

Links úteis de hoje:
Letra da música Witch, de Lady Isadora
Texto You Say “Wicca” and I Say “Witchcraft”! (Em Inglês - Para o texto em Português, clique aqui)
Texto Bruxaria Tradicional e Bruxaria Neo-Pagã: As Diferenças

Seus comentários? São SEMPRE bem-vindos! Dividam neste espaço suas idéias. ;)

Na próxima semana: A Verdade Sobre Fadas

Ah, e uma coisa... Você sabe o que é concordância? Aparentemente eu esqueci! (RISOS) Perdão pelos erros ridiculamente claros! Nossa! rs Mas acontece...

10 comentários

  1. Recomendei seu site para a brincadeira: http://web.mac.com/dichiaroluna/stregoneriapod/Blog/Entries/2009/3/2_6_coisas_aleatórias_sobre_Pietra!.html

    Pietra

    ResponderExcluir
  2. Gostei mt do podcast =)
    Eu tenho umas idéias muito parecidas com as suas... e bem tb é mt do lance de não sermos wiccanas =) Então acabamos nos encontrando em algumas idéias.

    ResponderExcluir
  3. Posto aqui um feedback que recebi via email e minha resposta. Achei interessante tanto o comentário quanto minha resposta. Acho bom dividir com vocês, pra poder deixar tudo mais claro.

    Comentário: Olá Jackie, obrigada pela atenção que você me dedicou. Já segui suas instruções e tudo funcionou perfeitamente bem. Sabe vou comentar com você sobre o programa Wicca x Bruxaria e acho que você tem razão, infelizmente você pareceu preconceituosa em relação a Wicca. Não tenho nada contra seus comentários, afinal sou completamente leiga no assunto e funciono na maioria das vezes intuitivamente e na base da pesquisa,e, assim vou formando opiniões. Da forma como senti, e veja, eu sei que você não quis ser preconceituosa, pareceu um pouco de invasão ao direito de liberdade de credo e expressão. Não encare meus comentários como uma crítica porque afinal de contas você tem, como todos nós, direito de expressar o que sente e o que pensa. Não sei se me fiz entender,de qualquer forma acho seus programas interessantíssimos e informativos e quero dizer que acompanho todos atentamente. Inclusive os da Magia da Deusa.
    Um abraço e obrigada.


    Resposta: Obrigada pelo comentário. E não precisa ser tão "cheia de dedos" quando for falar comigo. rs Não me chateio com as opniões que recebo como feedback. Não que eu não goste da wicca. Eu não gosto deste Oba-oba que isso virou. Não apoio o "façamos tudo e sejamos felizes, sendo bonzinhos e nunca fazendo o mal". Isso é hipocrisia. Não acho que a Wicca seja isso. Também não acho que a idéia de Gardner era esta. Não acho que uma religião que não permitia gays, agora tenha uma "Tradição Diânica" e outras, que não só permitam, mas apoiem gays. Acho que estas tradições não deveriam estar sob a "umbrella" da Wicca. Deveriam ser Tradições Neo-Pagãs, sob uma nova religião, que não a Wicca. Afinal, como vejo, elas são baseadas na Wicca, como a Wicca foi baseada em outros conceitos, tradições e religiões - e não há nada de errado nisso. Também não concordo com o fato de wiccanos fazerem tudo parecer tão "ao seu modo" e darem força pra que o mundo veja a Wicca como uma imagem representante da Bruxaria como um todo.
    Por estas e outras (e muitas outras) que apoio a Wicca Gardneriana, e ponto (e as outras Tradições, apoio sob o ponto-vista de Tradições Neo-Pagãs, não Wiccanas). E acho que deve-se ter orgulho em ser Wiccano, Gardneriano, que afinal, já está na praça há seus 50 (ou mais) anos! Mas que seja branco no preto.

    Acho que isso que te falei aqui, eu poderia ter falado no Blog. rs. Assim, se estiver ok contigo, estarei postando esta resposta no Blog, sem nem sequer citar seu nome. ;)

    Abraços! E participe dividindo suas opniões sempre. Afinal, isso dá espaço pra eu me explicar melhor. =)

    Ah, PS: Invadir a liberdade de credo e expressão? Jamais! Acreditem no que quiser, afinal, religião é basicamente crer e ter fé. Expressar-se... faz parte. Mas façamos isso sob a nossa bandeira e não sob a do vizinho.

    ResponderExcluir
  4. Ola, a algum tempo acompanho seu trabalho... digamos uns 2 anos, acho que foi bem na epoca que vc ficou afastada e fez uma falta muito grande pra mim.. rsrsrs escutava seus pods nos domingos a noite... e sabe esse seu novo programa esta maaaaaaaaaraaaaaaaaaaviiiiiiiiiiilhooooooooso

    sabe assim, quando os comentarios não expressão? rsrsrs continue assim Jackie.

    estou planejando a algum tempo, fazer um podcast de que durre alguns minutos... fiz ate um esperimental a algum tempo[ficou horrivelllll] segue o link: http://todososclans.podomatic.com/entry/2008-09-13T15_13_52-07_00
    quero fazer algo inovador... bom, seja bem vinda a meu mundo!! a muito tempo que quero fazer esse comentario... adorei seu primeiro programa, e tambem o segundo... terceiro... acho que vou gostar do 4° rsrsrs abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!!! Gostei bastante da seleção de músicas, ams desta vez fiquei meio com uma impressão de desdenho em relação a wicca, Não que vc o sinta. Eu sou bruxa, claro que conhecia bruxaria primeiramente com livros de wicca, mas me aprofundei em todos os assuntos e tenho ainda muito mais a aprender. temos ideias muito parecidas, mas acho que vc devia manerar um pouco nas criticas, pq para aqueles que estao conhecendo aora, ainda ficou meio confuso, pois a familiriazao demora... (exatamente pq tempo para iniciaçao é algo ridiculo de ser falado...) Como vc falou nao podemos dar credito a tudo que lemos por ai...

    beijaaao!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Gostei muito do seu podcast e pretendo ouvir sempre que der. Gostei do seu jeito de se expressar (parece o meu :p). Precisamos de mais pessoas assim, que falem mesmo o que pensam, mas estejam abertas a discussões civilizadas e que não sejam de muito lenga lenga na conversa. Parabéns. beijos.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu podcast! Concordo com seus pontos de vista em relação ao assunto. Eu participava de um circulo wiccano, e realmente são muitos detalhes, nunca me senti tão a vontade em abrir um círculo, complicado d+! a questão da iniciação erahierarquia d+ para mim! Para mim magia tem que ser mais simples, mas espontania!! Hoje sou bruxa e ponto. Respeito quem seja wiccano, mas não é para mim!!! Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Querida Jack não estou conseguindo ouvir e nem baixar esse podcast, poderia verificar por favor eu passei ele para alguns amigos, mas ninguém esta conseguindo ouvir rsrs, beijoss

    ResponderExcluir
  9. Oi garela ja sou um mago a 12 anos e vi uma revista de vcs q tinha uma imagem de uma mulher eu conversso com ela a tempos e eu queria ver a imagem dela de novo porque pedi a revista e eu queria salvar a image acho q era de numero 14 a imagem.da mulher ta na cappa vcs pode mr ajudar a saber mais dela???

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails