23/12/2011

Cristianismo Moderno - Parte I

Há uns dias atrás vi o filme Alexandria. Apesar de entender que várias partes do filme são fictícias, pois pouco se sabe sobre a vida de Hipácia, o filme multiplicou minha antipatia pelo Cristianismo moderno.

Recentemente postei no Facebook: "Deus, OK. Cristo, OK. Cristianismo, NOT OK." Uma conhecida disse "Acho que você quis dizer "Religião, NOT OK.". Não, não, não. Eu quis dizer Cristianismo mesmo e não religião. Apesar de achar que religião pode ser problemático, meu problema, especificamente, é com o Cristianismo moderno. Infelizmente.

Não estou incitando ódio religioso. Estou dividindo uma opnião pessoal. E por que tenho problemas com o Cristianismo? Porque em toda a história da humanidade, eu nunca vi uma religião conseguir manipular tanta gente ou destruir tanta coisa. Cristãos seguem a fé segamente e não conhecem a própria religião. Quando digo "Cristão" ou "Cristianismo", estou na verdade me referindo à religião Católica, Evangélica e derivantes.



Livros, idéias, ideais, reinos, religiões, culturas... o Cristianismo já destruiu tudo isso em nome da fé. Em nome de Deus. Já tive minha fase de antipatia à Deus. Nunca tive fase de antipatia à Cristo. Se ele existiu, foi um grande filósofo! E se Deus existe, também já não tenho nada contra o mesmo. Não sou fã e descordo do jeito que ele faz as coisas. Mas, segue quem quer. Submete-se quem quer. Somos todos livres e respeito a liberdade religiosa! Hoje vejo tudo como culpa do homem. Culpa do homem que manipula a religião e culpa do homem que segue sem conhecer e nem questionar.

Agora, aparentemente, a igreja primitiva era algo mais limpo, mais organizado, mais respeitador, menos limitador... Acredito que as coisas desandaram quando o imperador Romano se converteu ao Cristianismo e implantou as crenças e costumes pagãos no Cristianismo. Aí fudeu tudo! Tanto pro lado pagão quanto pro lado cristão. E continua tudo fudido até hoje...


Um comentário

  1. Olá,concordo com vc quando diz que o cristianismo manipulou muita gente, mas eu acho um absurdo na era que vivemos algumas pessoas se submeterem a esse tido de manipulação. Afinal se quero algo pra minha vida, se quero seguir algum dogma religioso tenho que no minimo conhecer o que é.Qanto ao fundimento dos custumes pagãos ao cristianismo, isso só prova que é um caminho que não pode ser levado muito a serio.
    Raquel

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails